Mother Watching Baby

A varicela é um doença viral aguda contagiosa provocada pelo vírus herpes-varicela. Aparece em 90% dos casos na criança de dois a dez anos.

Diagnóstico

Depois de um período de incubação de aproximadamente quinze dias, a doença revela-se atraves de erupções características de vesículas, ou seja, de bolhas com 3 a 5mm de diâmetro cheias de um líquido claro. Secam em menos de vinte de quatro horas e cobrem-se com uma crosta que cai no oitavo dia, sem deixar cicatrizes se a criança não se arranhar e não as infetar.

As erupções evoluem por fases – por vezes com fere nos primeiros dias -, começa normalmente no tronco, depois espalham-se até ao rosto, ao pescoço e aos membros.

Principais complicações

A varicela é uma doença benigna na criança, séria, até mesmo grave no adulto

  • Na criança, as arranhadelas intempestivas provocam sobreinfeção e cicatrizes indeléveis.
  • No adulto, são possíveis complicações pulmonares e neurológicas.

Regas de higiene

  • Corte as unhas curtas à criança Escove-as duas vezes por dia para evitar as complicações supracitadas
  • Dê-lhe um banho por dia; enxugue-a com uma toalha às pancadinhas e não a esfregue. A seguir, aplique nas erupções uma solução de eosina aquosa a 1% ou de fluoresceína aquosa.
  • A pessoa que trata o doente deve lavar as mãos depois de cada contacto.
  • Não deve levar a criança à escola enquanto houver crostas, porque ainda está contagiosa. Evite o contacto com as mulheres grávidas e os sujeitos doentes que tomam corticóides, porque correm o risco de desenvolverem uma varicela muito grave.

Originally posted 2014-04-02 09:09:00.

Comments

comments