stress22

A reação ao stress provoca doença quando as capacidades de defesa ou as possibilidade de adaptação do individuo são ultrapassadas.

Estas perturbação da adaptação são na maioria das vezes transitórias, podem durar mais se o stress foi muito intenso ou repetido.

Repercussão do stress sobre o psiquismo

Ansiedade e doença depressiva são as duas principais consequências do stress sobre o psiquismo.

Perturbações ansiosas

Manifestam-se sob diferentes formas.

  • Ansiedade reacional

Esta diretamente em relação com o stress: é a componente psíquica natural do stress, aparece e desaparece com o agente angustiante.

Perturbações ansiosas e fóbicas

A repetição ou a persistência de um stress pode fazer com que a ansiedade se prolongue. Estas situações necessitam de uma consulta médica.

Síndroma de stress pós-traumático

A ansiedade aparece muitas vezes dois a seis meses depois de um acontecimento angustiante, ou físico, tal como um traumatismo craniano num acidente muito grave, ou psíquico, consequência de um acontecimento inesperado e súbito do qual o sujeito foi testemunha, tal como um grande incêndio uma explosão, um assassinato.

A ansiedade deve ser tratada muito bem e imediatamente para evitar que se organize em “nevrose autónoma”, ou seja. em doença individualizada.

Esta síndroma reconhece-se através de de sobressalto a um estimulo qualquer e inesperado (barulho por exemplo), através da revivescência situação (ruminação, pesadelos), através de uma diminuição da vontade própria, dificuldades para pensar e uma baixa da atividade física,

A título preventivo a seguir a qualquer traumatismo físico ou psíquico:

  • Arnica montana 15CH, uma dose.

Enquanto não vai a uma consulta:

  • Arnica montana 15CH.
  • Hypericum perforatum 15CH, nas pessoas que apresentam, alguns meses depois um stress muito importante, para alem de ansiedade, de cefaleias, de vertigens, de perturbações da memória e de insónia.
  • Natrum sulfuricum 15CH. quando estes mesmos sintomas aparecem nos sujeitos que respondem bem, ou seja, quando são motes, obesos, com tendência para os reumatismos, infecções ORL (rinofaringites, asma).

Posologia (para todos estes medicamentos): 2 grânulos ao levantar e ao deitar.

Originally posted 2014-04-01 11:06:59.

Comments

comments