headache-woman

Enxaquecas sem aura

Enxaquecas direitas

Ou seja, aquelas que aparecem no lado direito.

  • Sanguinária 5CH é indicado quando a dor de cabeça começa no occipício e fixa-se por cima do olho direito. A dor começa ao levantar, é maximal ao meio-dia e acalma-se à noite A enxaqueca é acompanhada por uma vermelhidão no rosto, principalmente nas bochechas, e por vezes de náuseas e de vómitos gástricos e/ou biliosos. Tem tendência para aparecer de sete em sete dias, por vezes no dia ou na véspera da menstruação,
  • Iris versicolor 9CH também é um medicamento de enxaquecas oftálmicas. A dor situa-se por cima do olho direito, e é sobretudo acompanhada por uma sensação de ardores esofagianos e digestivos, por uma diarreia ardente e uma salivação abundante. A crise e por vezes anunciada por uma sensação de “visões”, nevoeiro diante dos olhos. É hebdomadária e manifesta-se principalmente nos fins de semana ou nos dias de descanso.
  • Chelidonium majus 7CH, para a enxaqueca que aparece num contexto digestivo, nos sujeitos “hepáticos”, que se queixam de dores ao nível do fígado e que se espalham a ti à omoplata direita.

Posologia (para todos estes medicamentos): 5 grânulos logo ao principio da crise, depois passada meia hora, a seguir 2 grânulos todas as horas até ao fim da crise, ou menos vezes em funçao da intensidade da dor.

Enxaquecas esquerdas

Ou seja, aquelas que aparecem no lado esquerdo:

  • Spigelia 5CH é indicado na enxaqueca occipital que se fixa a seguir por cima do olho esquerdo. Tal como para Sanguinária, segue a curva solar, ou seja, começa ao levantar, é maximal ao meio-dia, e diminui no final da tarde. Não há náuseas nem vómitos, mas por vezes uma ansiedade acompanhada por uma sensação de batidas fortes no coração.
  • Ginkgo biloba 5CH é uma medicamento de enxaquecas localizadas por cima do olho ou na têmpera esquerda, pioram com o frio.
  • Niccolum metallicum 5CH, quando a enxaqueca aumenta até ao meio-dia, piora num quarto quente, e melhora em pleno ar e com uma merenda.

Posologia (para todos estes medicamentos): 5 grânulos logo ao principio da crise, depois passada meia hora, a seguir 2 grânulos todas as horas até ao fim a crise, ou menos vezes em função da intensidade da dor.

Enxaquecas com aura neurológica

  • Gelsemium sempervirens 7CH: os formigueiros e entorpecimentos podem ser acompanhados por paralisias motrizes reversíveis da face.

Tratamento de terreno

O tratamento das enxaquecas necessita de um tratamento de terreno para espaçar as crises e atenuá-las quando aparecem, e ao mesmo tempo para diminuir as consequências das circunstâncias que as desencadeiam.

Os principais medicamentos são Gelsemium sempervirens. Lachesis mutus, Lycopodium clavatum, Natrum muriaticum, Psorinum, Sepia, Sulfur.

Note que Lycopodium clavatum 7CH é também um medicamento de enxaqueca digestiva indicado sobretudo nos sujeitos que respondem bem, e que Lachesis mutus 9CH convém às enxaquecas que aparecem durante a menopausa, e evoluem da esquerda para a direita.

Originally posted 2014-04-01 09:47:03.

Comments

comments