sono2

Se tiver dificuldades para adormecer

Porque pensa demasiado

As dificuldades de adormecimento manifestam-se através de um prolongamento anormal do tempo de adormecimento com o seu cortejo de rodas de ideias, de amplificação das preocupações, e antecipação das consequências da falta do sono:

  • Ambra grisea 9CH, se a insónia for desencadeada pela mais pequena excitação durante o dia, uma discussão, a mais pequena preocupação. O sono desaparece logo que o sujeito se deita, o sono não é reparador, os despertares são penosos.
  • Coffea cruda 9CH, quando a insónia é provocada por uma grande alegria ou um abuso de café e é marcada por uma ebulição intelectual ao deitar.
  • Ignatia amara 9CH: a insónia é muitas vezes passageira e consecutiva a um desgosto, um luto, contrariedades ou uma deceção sentimental. Paradoxalmente, estes sujeitos hipersensíveis dormem melhor quando há barulho ou na presença de fatores normalmente perturbadores do sono.
  • Gelsemium sempervirens 9CH: a insónia de adormecimento aparece antes de uma data importante, tal como um exame, uma entrevista profissional importante. Nestes períodos, o sujeito tem receio, tremores, por vezes diarreia e vontade urgente de urinar.
  • Cocculus indicus 9CH convém às pessoas — enfermeiras e enfermeiros, estudantes, aviadores, hospedeiras, homens de negócios—que sofrem pela sua atividade de vigílias prolongadas, de esgotamento no seguimento de longas viagens com diferenças horárias frequentes. Às dificuldades de adormecimento associam-se um esgotamento físico e intelectual, uma sonolência diurna e uma impossibilidade de dormir no momento do deitar. O sono não é reparador, é acompanhado por despertares frequentes, numerosos sonhos, pesadelos, sobressaltos e gritos.
  • Nux vomica 9CH é o medicamento dos sujeitos hiperativos, esgotados, com tendência para o abuso de excitantes: álcool, café, tabaco, medicamentos. Este sujeito cansado apresenta várias formas de insónias:
  1. ou adormece tarde devido a uma agitação de ideias, depois acorda por volta das 4 horas da manhã e só consegue voltar a adormecer de madrugada no momento em que tem de se levantar;
  2. ou adormece num sofá a seguir ao jantar e, quando se levanta para ir deitar-se, não consegue voltar a adormecer.
  3. ou o seu sono é ligeiro com despertares frequentes e sonhos agitados.

Levanta-se sempre de mau humor e cansado, preferiria ficar deitado. Logo que pode, dorme a curta sesta para recuperar a forma.

  • Passiflora incarnata 3DH é utilizado tradicionalmente nos estados ansiosos, com instabilidade, palpitações, angústia, esgotamento e insónia.
  • Escholtzia califonica 5DH é um excelente sedativo que permite um bom adormecimento. Pode ser utilizado sozinho ou associado à Passiflora na mesma quantidade.

Posologia

  • Para todos estes medicamentos (expecto os três últimos): 2 grânulos ao deitar
  • Para os três últimos medicamentos: 30 a 100 gotas 2 horas antes do deitar.

Se acordar de manhãzinha

  • Kalium Phosphoricum 9CH convém às pessoas intelectualmente esgotadas, ou por ocasião de preocupações profissionais ou de excessos sexuais. O estudante, por exemplo, é acordado na primeira parte da noite por pesadelos, mais raramente por terrores noturnos. Durante o dia, está cansado, irritado, enervado e queixa-se de cefaleias e de perturbações da memória.
  • Phosphoricum acidum 9CH também é um medicamento de insónia de estudantes que trabalham demasiado, mas esta última é reveladora de uma depressão reacional que se caracteriza por uma indiferença aos estudos e a tudo o que está à sua volta, uma perda de memória, e uma falta de compreensão. Muitas vezes utilizado em complemento de Kalium Phosphoricum, é adaptado às insónias consecutivas a preocupações, a um desgosto, a um luto ou a excessos sexuais.
  • Nux vomica 9CH.
  • Thuya occidentalis 9CH, medicamento de tratamento de terreno dos sujeitos que respondem bem — com tendência para as infecções ORL genitais — que, por ocasião de uma depressão acompanhada por fobias (cancros, estranhos, etc), acordam precocemente no final da noite, por volta das 4 horas da manhã.

Posologia (para todos estes medicamentos): 2 grânulos ao levantes e ao deitar.

Originally posted 2014-04-01 10:23:29.

Comments

comments