IMG_3100

Medicamentos das ciáticas

A localização evidente da ciática facilita a procura do medicamento. No entanto, as circunstâncias de melhoras ou de agravação (as modalidades) predominam na lateralidade, ou seja, na predominância de um dos dois lados do corpo.

A lateralidade não exclui que o medicamento possa ser prescrito do lado oposto àquele que está indicado se as outras modalidades do medicamento estiverem presentes. Assim, por exemplo, Gnaphalium, medicamento habitual das ciáticas direitas, pode ser eficaz nas ciáticas esquerdas se a modalidade principal, melhora sentado, for encontrada.

Ciáticas direitas

  • Gnaphalium 4CH, se as dores e os entorpecimentos melhorarem sentado, com o membro fletido: e piorarem deitado e em repouso.
  • Phytolacca 9 CH é um medicamento de ciáticas que apresentam dores fulgurantes, com o início e o fim bruscos, na face externa da coxa (L4-L5). Pioram durante a noite e com o tempo frio e húmido, e são acompanhadas por uma agitação e uma necessidade de movimento que não aliviam o doente.
  • Magnesia phosphorica 9CH, nas ciáticas com dores fulgurantes tipo cãibras, que pioram com o frio e melhoram em contacto com o calor, a pressão forte e a flexão da coxa sobre a bacia.

Posologia (para todos estes medicamentos): 2 grânulos 5 vezes por dia durante 2 dias, até mesmo mais vezes no primeiro dia, depois 3 vezes por dia durante 10 dias.

Ciáticas esquerdas

  • Colocynthis 9CH, a dor ciática melhora com a coxa fletida sobre a bacia e a perna dobrada, com o calor, com a pressão forte, com o movimento. Piora quando o membro inferior está esticado, assim como com o frio e o repouso. Formigueiro e cãibras acentuam ainda mais a dor.
  • Iris versicolor 9CH, pequeno medicamento de ciática esquerda que piora com movimento.
  • Kalium bichromicum 9CH, a dor não é linear, mas é sentida pelo doente como pontos dolorosos situados no trajeto do nervo. Esta última piora com o frio e melhora com o calor, o movimento, a flexão.
  • Medorrhinum 9CH, quando as dores melhoram deitado de barriga para baixo e com o movimento contínuo.

Posologia (para todos estes medicamentos): 2 grânulos 5 vezes por dia durante 2 dias, até mesmo mais vezes no primeiro dia, depois 3 vezes por dia durante 10 dias

Ciáticas de lateralidade indiferente

Para todos estes medicamentos, a ciática aparece indistintamente de um lado ou do outro. Em contrapartida, se as modalidades dos medicamentos citados mais atrás estiverem presentes mas o lado não corresponder, o medicamento é indicado. Esta localização preferencial não exclui a indicação do lado oposto.

  • Aconitum napellus 15CH é um medicamento de ciática que aparece brutalmente durante o tempo frio e seco. As dores pioram por volta da meia-noite e são acompanhadas por formigueiro e entorpecimento do membro, e por vezes por agitação e ansiedade.
  • Ammonium muriaticum 9CH, quando o estado do doente piora na posição sentada ou quando se endireita depois de se ter inclinado para a frente, e melhora de pé ou a caminhar, e sempre na posição deitada. Contracturas musculares concomitantes dão-lhe a sensação de membros demasiado curtos.
  • Arsenicum álbum 9CH, se as dores ardentes melhorarem com o calor e o movimento, piorarem com o frio e entre 1 e 3 horas da manhã. O sujeito anda às voltas no quarto às 2 horas da manhã para acalmar a sua ansiedade e tentar aliviar as dores.
  • Rhus toxicodendron 9CH, nas ciáticas muito dolorosas acompanhadas por uma sensação de fratura. São desencadeadas pelo tempo húmido, pioram com o repouso, melhoram com o movimento contínuo e com o calor.
  • Ruta graveolens 9CH e um medicamento de lombosciáticas cujas dores pioram sentado ou deitado e com o repouso, e melhoram deitado de costas, com o movimento e o calor.
  • Magnesia carbónica 9CH e adaptado às ciáticas com dores fulgurantes que pioram durante a noite e com o repouso, e melhoram com o movimento e a pressão. O doente levanta-se e caminha para tentar aliviar as dores.

Posologia (para lodos estes medicamentos): 2 grânulos todas as horas do ou dos medicamentos mais indicados, depois espace as doses à medida que as melhoras se fazem sentir. Depois, 3 vezes por dia durante 10 dias

Originally posted 2014-04-08 10:08:33.

Comments

comments