Xarope-caseiro-para-tosse-e-resfriado-2

Tosses secas

As tosses secas são mais características das laringites, mas também aparecem, com muita frequência, durante as rinofaringites ou as bronquites.

Durante uma rinofaringite ou um bronquite

Com o nariz seco e entupido

  • Bryonia alba 5CH é indicado nas tosses secas e dolorosas que aparecem durante uma bronquite ou uma rinofaringite. A tosse é tal que o doente até se retém de tossir, respira o menos profundamente possível e sente-se melhor quando carrega com força no tórax. Uma febre com sede viva e suores benéficos pode acompanhar estes sintomas.
  • Sticta pulmonaria 5CH: num doente que se assoa constantemente sem resultado. As cefaleias e as dores que apresenta na raiz do nariz melhoram com o corrimento nasal. A tosse muito dolorosa piora durante a noite.

Com corrimento nasal

  • Allium cepa 5CH: logo ao princípio de uma constipação clássica que começa por espirros, um corrimento nasal claro, abundante, muito irritante, e uma tosse seca e dolorosa.
  • Ferrum phosphoricum 5CH: tosse seca e dolorosa, acompanhada por uma emissão involuntária de urina, nos sujeitos cuja expetoração vem misturada com pequenos fios de sangue quando se assoam.
  • Hepar sulfur 5CH é indicado nas rinofaringites acompanhadas por uma tosse seca logo ao principio.
  • Hydrastis 5CH: quando as secreções nasais e as expetorações — que aparecem a seguir a uma tosse seca penosa — são amarelas e pegajosas.
  • Ipeca 5CH: se a tosse for seca, com ataques violentos, espasmódica, na origem de náuseas e não melhora com os vómitos de muco. A língua fica cor-de-rosa, “limpa”, e a salivação é abundante.
  • Kalium carbonicum 5 CH convém aos sujeitos com uma tosse seca, dura, penosa, incessante, que só dificilmente permite expulsar pequenos escarros. É recomendado nas pessoas de idade que têm dificuldades para cuspirem e que perdem as suas urinas quando tossem.
  • Pulsatilla 5CH, se a tosse for seca e dolorosa durante a noite, grossa e indolor durante o dia. As secreções nasais e brônquicas são amarelas, espessas, não irritantes. A perda do paladar e do olfato é pronunciada.
  • Rumex crispus 5CH: quando as tosses violentas, esgotantes, incessantes, são provocadas por uma comichão no fundo da garganta, ou logo que o doente respira ar frio. Para evitar isso, este último usa constantemente um cachecol a tapar-lhe a boca e o nariz a fim de aquecer o ar que respira.

Posologia (para todos estes medicamentos): 2 grânulos 5 vezes por dia durante 2 dias, depois 3 vezes por dia durante 6 dias.

Originally posted 2014-04-02 11:27:53.

Comments

comments