remedio

Tratamento preventivo

O tratamento homeopático preventivo da gripe não pode ser assimilado a uma vacinação, foque não provoca – como nas vacinações clássicas – o aparecimento de anticorpos específicos desta doença. Embora não se conheça o seu modo de ação, a prevenção antigripal homeopática é eficaz. O esquema mais utilizado é o seguinte

  • Influenzinum 9CH, uma dose por semana durante 1 mês depois uma dose por mês durante os 3 ou 4 mesas seguintes, a fim de cobrir o período invernal.
  • Influenzinum é um bioterápico preparado a partir da vacina antigripal do ano em curso.

Tratamento da gripe

Principais medicamentos

Trata-se dos medicamentos que são indicados com mais frequência;

  • Gelsemium sempervirens 5CH é um medicamento especifico da gripe, reconhecida pela presença de uma febre moderada sem sede, tremores e uma congestão do rosto. Durante esta infeção o doente sente uma grande fraqueza física e nervosa, sonolência, dores no corpo e cefaleias intensas que o entontecem. O medicamento é ainda mais indicado quando a gripe aparece durante o tempo quente e húmido. Dado a seguir à doença, ajuda o paciente a recuperar.
  • Eupatorium perfoliatum 5CH: quando a gripe é anunciada por uma febre e uma grande sede de água fria. O doente sente então dores em todos os músculos, dores ósseas que aumentam com o mais pequeno movimento, e sobretudo dores nos globos oculares que pioram se pressionar os olhos. A gripe pode complicar-se com urna tosse seca e dolorosa e com uma constipação.
  • Nux vomica 5CH, se a gripe for acompanhada por muita sede no acme da febre, se as dores no corpo aumentarem de noite e o doente sentir arrepios logo que se destapa. A doença pode continuar ou ser acompanhada por uma rinofaringite com o nariz a pingar durante o dia. entupido durante a norte e espirros ao levantar
  • Phytolacca 5CH, nas gripes que aparecem no tempo húmido e frio acompanhadas por penosas dores no corpo que pioram durante a noite logo que o doente se mexe. Também estão presentes dores faríngeas vivas que vão até aos ouvidos e ao pescoço.
  • Rhus toxicodendron 5CH: a gripe é caracterizada por dores muito dolorosas no corpo inteiro e uma necessidade constante de se mexer para as aliviar. O doente tem muita sede de água fria, arrepios ao mais pequeno movimento e suores abundantes. A língua fica branca e a ponta vermelha. A afeção é por vezes acompanhada por uma tosse seca dolorosa e um herpes peribucal (borbulha de febre).

Posologia: cada medicamento indicado é prescrito à razão de2 grânulos de 2 em 2 horas no primeiro dia, depois 5 vezes por dia 2 dias e finalmente 3 vezes por dia nos dias seguintes.

Outros medicamentos

Mais raramente administrados nas gripes, não deixam de ser bastante eficazes quando são indicados.

  • Bryonia alba 5 CH; predominam dois sintomas: por um lado, uma temperatura elevada constante, acompanhada por uma sede viva e suores que aliviam o doente; por outro, uma tosse aguda que piora com a mais pequena respiração, e melhora quando carregamos com força no tórax. O doente evita tossir devido à intensidade da dor
  • Sticta pulmonaria 5CH, medicamento de gripe debutante, com dores no corpo e astenia. O nariz está seco e entupido, o doente assoa-se constantemente sem resultado, queixase de dores na raiz do nariz e de cefaleias que desaparecerão quando o nariz começar a pingar. Uma tosse seca e dolorosa, principalmente noturna, manifesta-se a seguir. A associar a Bryonia alba que o completa bem.
  • Arnica montana 5CH é um medicamento de gripe que se distingue através de dores generalizadas muito dolorosas agravadas com o mais pequeno movimento, a tal ponto que a cama até parece demasiado dura. O doente estremece, bebe muito; o seu rosto está vermelho e quente, o nariz e o resto do corpo estão frios.
  • China rubra 5CH. quando a gripe é acompanhada não só por uma febre sem sede. arrepios, tremores, mas também por náuseas, uma palidez do rosto, inchaços e diarreias.

Posologia: cada medicamento indicado é prescrito à razão de 2 grânulos de 2 em 2 horas no
primeiro dia, depois 5 vezes por dia durante 2 dias e finalmente 3 vezes por dia nos dias seguintes.

Para o ajudar a recuperar no fim da doença

Sistematicamente durante 15 dias:

  • uma dose de Sulfur iodatum, 9CH
  • Gelsemium sempervirens 15CH, 2 grânulos ao levantar e ao deitar.
  • E, se teve diarreia acompanhada por um extreme cansaço: China rubra 9CH, 2 grânulos ao levantar e ao deitar.

Originally posted 2014-03-27 13:23:28.

Comments

comments