torcicolo-dor-pescoco-cervicalgia1

O torcicolo corresponde a um espasmo doloroso do músculo esterno-cleido-mastoidiano. Ataca mais as mulheres do que os homens sobretudo entre trinta e sessenta anos.

Diagnóstico

O torcicolo manifesta-se brutalmente através de uma dor viva no pescoço com uma quase impossibilidade de fazer o mais pequeno movimento. Normalmente é unilateral e pode aparecer espontaneamente ou a seguir a um estorço, a um traumatismo, a um movimento em falso, ou a uma posição pouco habitual e prolongada do pescoço.

Tratamento homeopático

Tome sistematicamente os três medicamentos seguintes:

  • Actea racemosa 5CH.
  • Lachnantes 5CH.
  • Paris quadrifolia 5CH.

Se o torcicolo aparecer a seguir a um traumatismo, acrescente, enquanto não vai a uma consulta. Arnica montana 9 CH. Faça o mesmo se o torcicolo aparecer a seguir a um movimento em falso ou a um esforço.

Posologia (para todos estes medicamentos): 2 grânulos 5 vezes por dia durante 2 dias, depois 3 vezes por dia durante 6 dias.

Tratamentos complementares

A atividade antálgica da acupunctura já não precisa de ser demonstrada nesta indicação, do mesmo modo que a eficácia das manipulações vertebrais que serão sempre feitas depois de um controlo radiográfico da raque cervico-dorsal prescrito pelo médico.

Originally posted 2014-04-08 11:03:58.

Comments

comments