baby2

O tique traduz a angústia de uma criança face a uma autoridade parental demasiado viva. Um tratamento homeopático evita recorrer a algumas drogas alopáticas que podem criar uma de-pendência.

Diagnóstico

O tique é um gesto brusco, indolor, repetitivo, mais ou menos incontrolado, que se encontra nos sujeitos emotivos, tímidos, ansiosos.

Os tiques acentuam-se com as emoções e traduzem muitas vezes a angústia de crianças que não ousam exprimir-se diante de uma autoridade parental rígida e excessiva.

Irritam os pais que, pelo seu comportamento muitas vezes agressivo em relação à mania da criança, correm o risco de prolongar este problema na maioria das vezes benigno.

Tratamento

Os principais medicamentos homeopáticos são os seguintes:

  • Agaricus 9CH convém a crianças com uma inteligência normal mas atrasadas na escola. O seu nervosismo e a sua ansiedade manifestam-se através de tiques do rosto, que pioram quando faz um esforço intelectual, através de uma agitação mais ou menos constante da cabeça.
  • Cuprum metallicum 9CH é utilizado nas crianças que tiveram espasmos do soluço. O seu nervosismo exprime-se por vezes sob a forma de cólicas abdominais e tiques no rosto, que têm a particularidade de serem dolorosos.
  • Hyoscyamus 9CH, quando tiques, tremores e ranger de dentes se produzem numa criança desconfiada, ciumenta, com tendência para os terrores noturnos.
  • Lycopodium clavatum 9CH, para os tiques no rosto que aparecem nos sujeitos que respondem bem.
  • Magnesia phosphorica 9CH, a associar a Cuprum metallicum do qual está muito próximo nesta indicação.
  • Mygale lasiodoria avicularia 9CH refere-se às crianças com tiques nos músculos do rosto, das pálpebras, da boca e do pescoço.
  • Stramonium 9CH dirige-se às crianças com tiques violentos e indolores no rosto, que só adormecem com a luz acesa porque receiam a noite e a escuridão.
  • Valeriana 1DH.

Posologia (para todos estes medicamentos exceto Valeriana) 2 grânulos ao levantar. Valeriana 1DH: 20 gotas 2 vezes por dia ao levantar e ao deitar.

Originally posted 2014-04-03 14:23:09.

Comments

comments