Frustrated Woman at Computer With Stack of Paper

O Petit Robert define o stress como uma “resposta do organismo aos fatores de agressão fisiológicos e psicológicos assim como às emoções (agradáveis ou desagradáveis) que necessitam de uma adaptação”.

Clinicamente, o stress é definido como uma reação fisiológica normal do individuo a um estimulo interior ou exterior. Qualquer estimulo, qualquer emoção desencadeia um stress: a tristeza, a alegria, uma tensão, uma atenção continua, uma esperança, um desespero, um êxito, um luto, nascimento, uma doença, um esforço excessivo.

Uma reação normal ao stress retém a atenção mobiliza a energia e provoca a ação. Esta reação comum é no entanto individual, e variável tempo para um mesmo sujeito.

A estimulação excessiva em duração ou em intensidade ou pelo seu modo de repetição e na origem de um stress dito patológico, porque esta sobrestimulação ultrapassa as capacidades de adaptação do indivíduo e provoca uma doença mais ou menos prolongada.

A reação ao stress é especifica: depende em primeiro lugar do sujeito e das suas capacidades em adaptar-se mas também da natureza e da intensidade do acontecimento, assim como contexto social que pode ser um fator de proteção ou de risco.

Os medicamentos homeopáticos de terreno mais próximos são: Lycopodium clavatum, Nux vomica, Sepia e Sulfur, se forem equilibrados.

Pacientes do tipo C tem um perfil comportamental oposto no qual o papel do ambiente social é primordial visto que foi constatado nestes sujeitos, muitas vezes hipertensos, que a gravidade do seu enfarte dependia, claro, a intensidade do stress, mas também do grau de isolamento social e da qualidade de apoio das pessoas do seu meio.

São sujeitos submissos, conciliantes. que evitam os conflitos e recusam qualquer manifestação agressiva: é a empregada de escritório ou a criança “amiga” de toda a gente. São pacientes, perseverantes, prontos a esperar.

De facto, têm uma fraca estima por si próprios, são pessimistas isentem dificuldades para suportarem, embora estejam independentes, qualquer afastamento ou abandono. Não conformistas, procuram experiências sexuais variadas, abusam dos tóxicos (álcool, droga, tabaco, medicamentos), correm riscos de carro, praticam desportos perigosos dos quais do muitas vezes vitimas.

Os medicamentos homeopáticos de terreno mais próximos são: Arsenicum álbum, Calcarea carbonica, Natrum muriaticum, Pulsatilla, Sepia, Staphysagria, Thuya occidentalis.

Originally posted 2014-04-01 10:48:57.

Comments

comments