wp12b6bea4

Ao princípio quando o nariz está seco e entupido

  • Sticta pulmonaria 5CH é indicado nas sinusites frontais que aparecem durante uma gripe. O nariz seco e entupido torna o assoar impossível; as dores na raiz do nariz e as cefaleias frontais melhoram logo que o nariz começa a pingar. Aparece uma tosse seca, dolorosa, que piora durante a noite.

Posologia: 2 grânulos 5 vezes por dia durante 2 dias, depois 3 vezes por dia durante 6 dias.

  • Lachesis mutus 5CH, quando as dores suborbitais são desencadeadas pelo cessar brutal do corrimento nasal – ou espontaneamente, ou provocado por pomadas ou instilações nasais – e melhoram quando recomeça.

Posologia: tome com 6 horas de intervalo, sucessivamente, uma dose de Lachesis mutus 7CH, depois uma dose de Lachesis mutus 9CH, e finalmente uma dose de Lachesis mutus 15CH.

  • Hepar sulfur 15CH deve ser utilizado com precaução nas sinusites frontais acompanhadas por dores pulsativas intoleráveis, que pioram com o frio.

Posologia: uma única dose de Hepar sulfur é o suficiente para retirar o bloqueio. Não utilize diluições inferiores (5CH, 7CH, 9CH) nesta indicação, porque existe o risco de agravação. Não utilize Hepar sulfur se o nariz pingar, porque corre o risco de parar o corrimento e agravar a sinusite. Não utilize Hepar sulfur no caso de dúvidas.

Quando o nariz pinga

  • Cinnabaris 5CH
  • Kalium bichromicum 5CH
  • Kalium iodatum 5CH, nas sinusites frontais, com dores intensas nos ossos da face e na raiz do nariz, que aparecem a seguir a uma constipação cujo corrimento nasal muito irritante se tornou esverdeado. As dores melhoram com o calor e pioram com o ar fresco. É também um medicamento de sinusite maxilar.
  • Mercurius solubilis 5 CH, nas sinusites acompanhadas por nevralgias, uma tosse grossa muco-purulenta, uma febre intensa, muita sede e suores noturnos que não aliviam o doente
  • Corallium rubrum 5 CH convém nas sinusites agravadas por uma tosse seca, violenta, difícil de parar, com vermelhidão intensa no rosto.

Posologia (para todos estes medicamentos): 2 grânulos 5 vezes por dia durante 2 dias, depois 3 vezes por dia durante 6 dias.

Tratamento de terreno

É indispensável nas sinusites crónicas ou a repetição.

Tratamento complementares

A acupuntura é muito eficaz nas sinusites frontais e maxilares: acalma as dores e favorece o corrimento nasal. É pena não fazer, porque acelera a cura verdadeiramente.

Originally posted 2014-03-27 15:42:45.

Comments

comments