Torcicolos

03 Ago 2017
0 Comment
Torcicolos

O torcicolo corresponde a um espasmo doloroso do músculo esterno-cleido-mastoidiano. Ataca mais as mulheres do que os homens sobretudo entre trinta e sessenta anos. Diagnóstico O torcicolo manifesta-se brutalmente através de uma dor viva no pescoço com uma quase impossibilidade de fazer o mais pequeno movimento. Normalmente é unilateral e pode aparecer espontaneamente ou a seguir a um estorço, a um traumatismo, a um movimento em falso, ou a uma posição pouco habitual e prolongada do pescoço. Tratamento homeopático Tome sistematicamente os três medicamentos seguintes: Actea racemosa 5CH. Lachnantes 5CH. Paris quadrifolia 5CH. Se o torcicolo aparecer a seguir a um traumatismo, acrescente, enquanto não vai a uma consulta. Arnica.

Tratamento das Artroses Parte II

14 Jul 2017
0 Comment
Tratamento das Artroses Parte II

Em função dos movimentos Dores que melhoram logo com o movimento Dulcamara 7CH. Kalium iodatum 7CH é um medicamento de artrose evoluída, na qual as dores intensas pioram durante a noite e com o calor. O movimento (necessidade de se mexer) e o grande ar melhoram o estado do doente. As articulações mais atingidas são os joelhos, os calcanhares e os dedos grandes do pé. Posologia (para todos estes medicamentos): 2 grânulos 3 vezes por dia enquanto não vai a uma consulta. Dores que melhoram depois de uma agravação passageira Trata-se de sujeitos cujas dores pioram no início do movimento, durante o arranque da articulação, mas melhoram a seguir: Rhus.

Tendinites

18 Jun 2017
0 Comment
Tendinites

A tendinite e uma inflamação do tendão. Por vezes associa-se a uma inflamação da capa que envolve a articulação (o sinovial); o termo de tenossinovite e então utilizado. Embora qualquer tendinite possa ser o modo de expressão do início de uma doença articular é, na maioria das vezes, provocada por um esgotamento da articulação. Este último está ligado ou à repetição do mesmo gesto, normal ou não, ou ao envelhecimento dos tendões Diagnóstico Seja qual for a localização, a dor aparece quando pomos em movimento ou apalpamos a articulação. As principais articulações atingidas são o cotovelo, o ombro, a anca, o joelho e o tornozelo. Tratamento homeopático É Indispensável repousar.

Reumatologia

11 Jun 2017
0 Comment
Reumatologia

A homeopatia tem uma grande eficácia nas dores crónicas. Associada à acupunctura e às manipulações vertebrais, evita recorrer precocemente aos anti-inflamatórios e aos corticoides e permite, de uma maneira segura, diminuir as doses destas substâncias quando a sua utilização é dispensável. Isto é ainda mais interessante porque as dores reumatismais aparecem antes de mais nas pessoas de idade, portanto mais sensíveis, juntamente com as crianças, aos efeitos dos medicamentos. De facto, os sujeitos de idade têm muitas vezes outras doenças tornando ilusória ou impossível a utilização prolongada de anti-inflamatórios, por exemplo quando o doente apresenta antecedentes de ulceras gastroduodenais, ou tem de tomar anticoagulantes para uma afeção cardíaca, ou então.

Tratamento das Artroses

28 Mai 2017
0 Comment

Apenas serão dados aqui elementos que permitam uma aproximação sintomática da artrose. É necessário recorrer ao médico, porque um tratamento homeopático de terreno é indispensável para a estabilização das lesões. A homeopatia é apenas um elemento da terapêutica da artrose que deve ser multidisciplinar e tomar em consideração, entre outros, o ambiente no qual evolui e as eventuais doenças associadas. No entanto, o conhecimento de algumas modalidades gerais, com a localização da dor por exemplo, pode aliviá-lo temporariamente. Conforme a localização da dor É um elemento de orientação interessante, primeiro porque é evidente, a seguir porque o tropismo preferencial de alguns medicamentos guia-nos diretamente para eles. No entanto, nunca deve.