szociálisgondozó1-1024x682

A homeopatia tem uma grande eficácia nas dores crónicas. Associada à acupunctura e às manipulações vertebrais, evita recorrer precocemente aos anti-inflamatórios e aos corticoides e permite, de uma maneira segura, diminuir as doses destas substâncias quando a sua utilização é dispensável. Isto é ainda mais interessante porque as dores reumatismais aparecem antes de mais nas pessoas de idade, portanto mais sensíveis, juntamente com as crianças, aos efeitos dos medicamentos.

De facto, os sujeitos de idade têm muitas vezes outras doenças tornando ilusória ou impossível a utilização prolongada de anti-inflamatórios, por exemplo quando o doente apresenta antecedentes de ulceras gastroduodenais, ou tem de tomar anticoagulantes para uma afeção cardíaca, ou então quando tem problemas renais ou hepáticos severos. Nos sujeitos mais jovens, tomar anti-inflamatórios nem sempre é fácil ou possível, assim, por exemplo, diminuem a eficácia contracetiva das mulheres que usam um dispositivo intrauterino (DIU).

Para além disso, ainda não há muito tempo, sabemos que tomar anti-inflamatórios prolongadamente agrava o problema cartilaginoso, estes últimos só devem ser tomados quando houver crises. Assim, a homeopatia, a acupunctura, as manipulações vertebrais, os tratamentos termais deveriam ser terapêuticas de primeira intenção nas afeções reumatismais degenerativas (provocadas peto envelhecimento) agudas ou crónicas.

De facto, a eficácia e a inocuidade destas técnicas, e os riscos potenciais dos tratamentos clássicos fazem destas últimas medicações de segunda intenção. Não por um dogmatismo mal situado, mas numa visão a longo prazo que visa graduar as respostas terapêuticas à dor do doente, ou seja, utilizar terapêuticas adaptadas â sua dor. Para além disso, o uso abusivo de anti-inflamatórios ao mais pequeno sofrimento em termos de beneficio-risco é negativo para o doente e limita o arsenal terapêutico do médico que não tem rapidamente outros recursos a não ser utilizar a cortisona.

Originally posted 2014-04-08 08:35:56.

Comments

comments