enurese-1024x768

A criança torna-se asseada normalmente a partir dos três ou quatro anos para a micção, e dos dois ou três anos para a defecção. Para evitar estas perturbações extremamente frequentes, o método mais corrente consiste em recorrer a horários regulares, mostrando o bacio à criança.

Explicando-lhe como deve fazer, recompensando-a moderadamente, resolverá facilmente estes problemas. Evite as reprimendas no caso de fracasso, porque corre o risco de obter o efeito inverso e criar uma tensão entre a criança e você. Se este método fracassar, o melhor é retardar a aprendizagem de algumas semanas.

Encopresia

É a perda consciente das matérias fecais nas cuecas numa criança (com mais de quatro anos) de boa saúde, sem doença digestiva nem neurológica ou anomalia orgânica.

Rara — 1% das crianças com mais de quatro anos -, mas preocupante, necessita de uma consulta médica. Na maioria das vezes está ligada a uma prisão de ventre e a uma aprendizagem do asseio demasiado precoce e demasiado rígida.

Enuresia da criança

A enuresia é a emissão involuntária de urina durante o dia, mas na maioria das vezes durante a noite. Produz-se depois da idade de dois ou três anos, idade a partir da qual o controlo da micção (ação de urinar) deveria ser adquirido.
Para além de raras causas orgânicas — 1 a 2% dos casos, na maioria das vezes uma infeção urinária —, raramente é encontrada uma origem à enuresia.

Os meninos são mais atacados do que as meninas, e apresentam por vezes perturbações do sono associadas a um género de sonambulismo ou terrores noturnos. A enuresia está ainda presente em 30% das crianças de quatro anos, 10% das crianças de seis anos, 3% aos doze anos e 1% aos dezoito anos.

Se for secundária, ou seja, se a criança, depois de já ser asseada recomeçar a fazer chichi na cama regularmente, aconselho o leitor a consultar o seu médico homeopata — para que receite um tratamento de fundo coerente -, porque há muitas vezes uma causa psicológica subjacente ou um fator de stress na origem do problema.

O tratamento homeopático é muitas vezes dececionante sobretudo na ausência de tratamento de terreno específico.

Pequenos meios

  • Faça a criança desempenhar um papel ativo estimulando-a, fazendo-lhe desenhar num caderninho uma nuvem quando faz chichi na cama e um sol quando é asseada.
  • Não a castigue e não lhe ralhe sempre que fez chichi na cama.
  • Limite ao máximo as bebidas nas duas ou três horas que precedem o deitar, e faça-a urinar antes de ir para a cama.
  • Os “chichis-stops” — sistemas de alarme que acordam a criança logo às primeiras gotas de urina — parecem ter uma certa eficácia criando uma inibição parcial da micção durante o sono.

Originally posted 2014-04-07 09:54:08.

Comments

comments