86540836

Agitação psicomotriz

A agitação psicomotriz da criança, perturbação menor num meio equilibrado, pode tornar.se patológica se a criança viver no seio de uma família em conflito.

Diagnóstico

Logo que domina a marcha, uma criança perfeitamente normal mexe-se muito, muda de lugar sem parar, sobe para cima de tudo, faz barulho e passa de uma atividade para a outra.

A persistência desta turbulência e o aparecimento de perturbações da atenção tornam-se preocupantes na idade escolar, sobretudo porque são mal aceites, tanto em casa como na escola.

Esta dissipação, considerada como uma variante acentuada do estado normal da criança, pode entrar no enquadramento da hipercinesia da criança se for exacerbada. Estes problemas, que associam a hiperatividade, perturbações da atenção, impulsividade, necessitam de uma consulta médica.

A agitação psicomotriz da criança pode vir da sua própria natureza, ou ser consecutiva à morte de pessoas próximas que a afetou, ou então de ordem parental tais como:

  • uma má interpretação da fase de desenvolvimento da criança:
  • uma grande diferença entre a criança e o que os pais esperam dela, que pode estar na origem de um desinteresse ou de uma rejeição da criança, ou ao contrário a fonte de superproteção que sufoca os seus esforços de independência;
  • uma depressão de um dos pais, um stress, um desentendimento conjugal, o desse prego,

Todos estes elementos devem ser tomados em consideração; dai a necessidade e o interesse de uma consulta médica para a criança e para os pais.

Originally posted 2014-04-03 11:38:37.

Comments

comments