National_Doctors_Day_2011_freecomputerdesktopwallpaper_1280

Os números

Em França, segundo um folheio editado pelos diferentes sindicatos homeopáticos.

5.000 médicos são ditos “médicos homeopatas”, ou seja, prescrevem na maioria das vezes em primeira intenção a homeopatia, e recorrem a outras terapêuticas quando o consideram necessário. Estão indicados na rubrica “Orientação homeopática” nos anuários departamentais de França Telecom.

 

  • 500 médicos especialistas são prescritores de homeopatia; entre eles. contamos aproximadamente 10 pediatras. Para além destes últimos, os dermatologistas, os ginecologistas, os ORL e os pneumologistas, os alergiologistas e os geriatras parecem cada vez mais atraídos por esta disciplina

 

  • 13.000 médicos prescrevem a homeopatia ocasionalmente, e não são mencionados na rubrica “Homeopatia” dos anuários.

 

A Caixa Nacional de Segurança Social classifica os médicos homeopatas na categoria “Omniclínicos com modo de exercício especial” (MEE), juntamente, entre outros, com os acupunctores. os alergiologistas, flebologistas e os angiologistas. São classificados nesta categoria, porque exercem práticas especificas não reconhecidas como especialidades pela Segurança Social.

O número total de MEE em 1995 era de 6.806. Para a CNAM. o número dos médicos homeopatas sena mais restrito, visto que conta 1.398, ou seja, 20,5 % do conjunto dos MEE. Por entre outras categorias que também praticam a homeopatia, notamos 30,5 % (2.074) de clínicos acupunctores e 1.056 que pertencem a grupos próximos.

Um estudo mais antigo mas mais completo da CNAM indica que 23,6 % dos médicos homeopatas exercem em sector 1. Efetuam 88% dos seus atos em consulta e, contrariamente ao preconceito segundo o qual os médicos homeopatas não vão a domicilio, as deslocações constituem 9,7% dos seus tratamentos.

A maior parte das patologias é tratada por médicos generalistas homeopatas, as doenças dermatológicas são por uma boa parte tratadas pelos dermatologistas homeopatas (20,7%).

Com todos os atos em conjunto (consultas, consultas a domicílio, medicamentos, exames complementares, baixas, etc), um médico homeopata custa lodos os anos à sociedade 1.366.422 francos contra 2.370.249 francos para um médico generalista, ou seja, aproximadamente um custo menos elevado de 42%.

Originally posted 2014-03-24 16:06:30.

Comments

comments