fundo02

Como são feitos?

No estado atual dos nossos conhecimentos, o principio de similitude não seria aplicável ao modo de fabricação do medicamento enaltecido por Hahnemann.

O medicamento homeopático e preparado a partir de uma solução liquida chamada tintura-mãe. Esta última é obtida através da maceração da substancia (uma planta por exemplo) em álcool (de 45º a 90º) durante três semanas.

A tintura-mãe é progressivamente desconcentrada até à obtenção das diluição desejadas. Entre cada diluição tem lugar a dinamização, ou seja, a agitação e a fricção das substâncias nas paredes do recipiente. O processo de fabricação termina-se pela impregnação de grânulos de lactose ou de sacarose.

As matérias-primas utilizadas em homeopatia são provenientes dos reinos animal, vegetal e químico. São, na maioria das vezes, recolhidas no estado bruto e não podem ser utilizadas tal e qual nos processos de diluição e de dinamização.

Por isso. são transformadas em princípios homeopáticos, ou seja, em substâncias de base que permitem a fabricação do medicamento homeopático. Por conseguinte, a primeira etapa é a modificação da matéria-prima em principio homeopático.

No geral, a base é uma tintura-mãe proveniente da maceração em álcool ou em água destilada de matérias-primas inicialmente solúveis. Para as matérias insolúveis, a base é um produto obtido através de trituração, ou seja, através do esmagamento da substância.

Originally posted 2014-03-24 16:41:13.

Comments

comments