116639_Papel-de-Parede-Dia-de-sol_1400x1050 (1)

Os sinónimos desta síndroma são numerosos: tanto utilizamos o termo de colite como colite espasmódica, ou perturbações funcionais intestinais. É uma afeção crónica tão frequente como benigna, mas incomoda consideravelmente os pacientes que sofrem desta doença.

Consideramos que mais de 5 milhões de franceses sofrem em graus diversos desta doença tem causa orgânica reconhecida. Os contributos da alopatia nesta área são limitados Se estas perturbações aparecerem subitamente depois dos quarenta anos, impõe-se uma consulta ao médico.

Diagnostico

Os sintomas desta doença são extremamente variáveis na sua intensidade e no seu modo de expressão. Associam no geral dores abdominais, inchaço com diarreia e/ou prisão de ventre, ou as duas em alternância.

Há outros sinais que encontramos com menos frequência: náuseas, regurgitações, perda de apetite ou uma saciedade precoce, digestões lentas, fadiga física e intelectual, palpitações cefaleias, etc.

A colopatia funcional observa-se primeiro nas pessoas ansiosas, meticulosas, escrupulosas. Pouco seguras, vêem as suas perturbações agravadas com a mais pequena situação conflitual. Por vezes, estas pessoas preparam dietas alimentares que excluem certos alimentos (legumes crus por exemplo) expondo-as a carências (em vitamina A neste caso).

Regras de higiene

As regras dietéticas são no geral as da prisão de ventre. No entanto, se esta última alternar com a diarreia ou se as dores abdominais predominarem, a dieta alimentar pode diferir ligeiramente.

De facto, num primeiro tempo, a dieta deverá ser pobre em legumes crus. rica em legumes verdes cozidos e em frutos maduros não ácidos. A seguir, após a atenuação das dores, deve voltara introduzir progressivamente os alimentos que suprimiu, limite os alimentos irritantes e vigia a influência do leite.

Não vou detalhar mais esta parte porque, conhecendo o carácter ansioso e meticuloso deste pacientes, sei que há o risco de aplicarem estas instruções à letra. Ora esta “dieta” deve fazer-si de acordo e sob o controlo do seu médico.

Originally posted 2014-03-27 16:29:42.

Comments

comments