A Sicose

18 Ago 2017
0 Comment
A Sicose

A sicose, ou modo sicótico, é um modo reacional geral caracterizado ela produção de tumores cutâneos, pela permanência de corrimento nas membranas mucosas. Os Sujeitos predispostos Fisicamente Estes sujeitos apresentam:  uma propensão para a obesidade através de retenção hídrica acompanhada por celulite dolorosa; uma transpiração excessiva do rosto, dos refegos, dos órgãos genitais; um ataque dos fâneros (pelos, unhas, cabelos) Psiquicamente Encontramos nestes doentes:  uma tendência depressiva individualizada para ideias fixas e obcecantes; uma intolerância geral ao tocar e à pressão. Essas pessoas apresentam uma sensibilidade anormal à humidade (mais no sentido da agravação, como na artrose) e as suas dores melhoram com o movimento lento. Os fatores desencadeantes Este.

As perguntas que o médico homeopata lhe vai fazer

17 Ago 2017
0 Comment
As perguntas que o médico homeopata lhe vai fazer

O que é que provocou a sua doença? Foram circunstâncias desencadeantes, como: ficou doente depois de ter cortado o cabelo:  a sua rinite alérgica desencadeou-se depois de ter estado ao vento teve a diarreia depois de ter comido ostras Como e que começou a sua doença? Ou seja, o modo de moo da doença tal como:  uma febre que apareceu de uma maneira brutal ou lenta; uma dor de cabeça que começou de um lado ou do outro. uma rinite alérgica que começou com espirros muito frequentes ou com o nariz entupido e uma tosse seca. Tem um comportamento diferente? Uma eventual modificação do psiquismo, embora rara nas doenças agudas, pode.

O exame médico das doenças agudas

27 Jul 2017
0 Comment
O exame médico das doenças agudas

É próximo do precedente, mas, claro, mais orientado para a doença a que diz respeito. Neste tipo de consulta, o doente procura um alivio rápido que a terapêutica homeopática pode proporcionar-lhe. As investigações são sumárias mas precisas conduzidas habilmente, encurtam nitidamente a consulta. O exame médico repete, se necessário, as mesmas etapas que para o estudo do doente crónico. O seu objetivo é idêntico: a confirmação do diagnóstico da doença e da escolha do medicamento. A procura deste último, embora mais rápida, necessita pelo menos de um bom conhecimento da homeopatia, porque o fracasso é flagrante se o tratamento for errado. A consulta é mais curta, porque os sinais são.

Sinais gerais e evoluçao

18 Jul 2017
0 Comment
Sinais gerais e evoluçao

O modo tuberculínico evolui em duas fases: A fase de defesa É caracterizada pela variabilidade dos sintomas para uma só doença Revela-se por:  uma congestão venosa periférica (pernas pesadas, hémorroïdes) agravada ao calor; ataques de febre sine matéria, crises de crescimento; palpitações, mal-eslares; menstruação demasiado dolorosa, ou irregular;perturbações da eliminação que se manifestam através de:  desregramentos digestivos crónicos tais como as intolerância alimentares, ou reincidentes como por exemplo as “crises de fígado” ou enxaquecas, inflamações repetidas rinofaríngeas, pulmonares ou genito-urinánas. Estas eliminações, contrariamente ao modo reaccional psorico, não devem ser respeitadas, porque estão na origem da astenia e de alteraçao do estado geral. Os medicamentos de terreno desta fase são: Calcarea.

A consulta médica

27 Jun 2017
0 Comment
A consulta médica

A consulta, resultado do encontro do medico com o seu doente, termina no diagnostico e na prescrição ou a abstenção terapêutica. O procedimento do medico é simples, lógico e rigoroso. Os meios dos médicos homeopatas são os mesmo que os do seu colega generalista: o diagnostico – ou antes, o resultado de consulta – é encarado logo no interrogatório em metade dos casos, a seguir ao exame clínico num outro quarto, e depois dos exames normais de laboratório no ultimo quarto. O médico homeopata utiliza preferencialmente a sua terapêutica mas recorre eventualmente a outras – entre as quais, claro, a alopatia – se o considerar útil, ou propõe uma intervenção.