homeopatia1

Comporta:

  • A inspeção da pele, cujo carácter doentio orientará para Psorinum ou Sulfur. o seu aspecto oleoso e malcheiroso para Thuya occidentalis. A presença de verrugas orienta, conforme as suas características, para Thuya occidentalis, Nitricum acidum, Causticum, Staphysagria;
  • a inspeção dos fâneros (unhas, cabelos) é importante. Os cabelos de Sepia são secos, quebradiços e electrizam-se facilmente, os de Thuya occidentalis são oleosos. As unhas de Silicea têm manchas brancas, as de Natrum muriaticum têm espigos á volta (pequenas peles que se formam à volta das unhas). As unhas de Antimonium crudum tornam-se duras, grossas, e racham-se no sentido longitudinal, ao passo que as unhas de Thuya occidentalis lornam-se moles, partem-se e dividem-se no sentido da espesura;
  •  o exame da lingua: o seu estado e o seu aspecto permitem distinguir medicamentos como Nux vomica ou Mercurios solubilis ou Rhus toxicodendron;
  • o exame dos lábios e dos ouvidos: a sua vermelhidão orienta para Sulfur;
  • o exame dos olhos: o inchaço do ângulo interno das pálpebras orientará para Kalium carbonicum;
  • a auscultação cardíaca pode confirmar um medicamento tal como Phosphorus, a dos pulmões diferencia Antimonium tartaricum de Ipeca. Uma tensão arterial máxima ou uma hipertensão é mais frequente em Lachesis mutus, e uma tensão arterial fraca em Sepra.
  • a palpação de um abdómen dorido permite distinguir o inchaço de Lycopodium clavatum, de China rubra, de Carbo vegetabilis.

Exemplo de uma receita de um tratamento de terreno para um sujeito que sofre de rinite alergica ou “febre-dos fenos”

Doutor Renaud Bornymche 26 de Março de 19677
18, boulevard de Paris Salomé C.
93600 Aulnay-sous- Bois
Tratamento para um mês (a renovar uma vez)

Ao vantar; Allium cepa 5CH: 2 granulos
Ao deitar: Arenicum álbum 5CH: 2 granulos
Aos domingos, tomar apenas ao levantar; Uma dose de Psorinum 15CH.

Como compreender esta receita: Allium cepa é o medicamento do sintoma “rinite” (sinal local), prescrito a partir de noções de lacrimação doce e de corrimento nasal irritante.

Arsenicum álbum é o medicamento de terreno: é receitado a partir de sinais psíquicos e gerais do doente, a partir dos seus antecedentes alérgicos, a partir do aparecimento inesperado de crises de asma de uma hora às três horas da manhã acompanhadas por ansiedade, agitação.

Psorinum é, neste caso, um medicamento complementar de terreno útil nos sujeitos muito friorentos, com antecedentes alérgicos cutâneos, tais como um eczema reincidente em cada Inverno.

Originally posted 2014-03-26 10:07:11.

Comments

comments