cabeçalho

É próximo do precedente, mas, claro, mais orientado para a doença a que diz respeito. Neste tipo de consulta, o doente procura um alivio rápido que a terapêutica homeopática pode proporcionar-lhe. As investigações são sumárias mas precisas conduzidas habilmente, encurtam nitidamente a consulta.

O exame médico repete, se necessário, as mesmas etapas que para o estudo do doente crónico. O seu objetivo é idêntico: a confirmação do diagnóstico da doença e da escolha do medicamento. A procura deste último, embora mais rápida, necessita pelo menos de um bom conhecimento da homeopatia, porque o fracasso é flagrante se o tratamento for errado.

A consulta é mais curta, porque os sinais são mais marcados, mais recentes e mais facilmente reconhecidos pelo médico e pelo doente.

Exemplo de um tratamento de crise num sujeito que sofre de rinite alérgica ou “febre-dos-fenos”

Doutor Renaud Bornymche
18, Boulevard de Paris 27 de Dezembro de 1877,
93600 Aulnay-sous-Bois Raphael C.

Tomar cinco vezes por dia durante dois dias, depois três vezes por dia durante seis dias;

Allium cepa 5CH; 2 grânulos
Sanguinária 5CH; 2 grânulos
Nux vomica 5CH; 2 grânulos

Como compreender esta receita: Allium cepa, Sanguinária e Nux vomica são medicamentos das crises de febre-dos-fenos nas quais os espirros são intensos, e a irritação nasal importante.

A estes sintomas acrescentam-se para:

  •  Allium cepa, uma lacrimação doce, e uma agravação das crises com o calor ou quando entramos numa sala quente, e com as correntes de ar.
  • Sanguinária. uma hipersensibilidade aos odores e às flores; Nux vomica, um nariz seco e entupido durante a noite.

Um tratamento de fundo será iniciado em concomitância para evitar que as crises reapareçam durante este período polínico por exemplo.

Originally posted 2014-03-26 10:16:15.

Comments

comments