caderno-especial_homeo_opt

Em 1789. Hahnemann, no Tratado das doenças venéreas, retoma as teorias do brilhante escocês, Hunter, sobre a irritabilidade nervosa. Estas últimas explicam que uma substancia terapêutica actua – graças à sua força de estimulo próprio – opondo-se á irritação geral provocada pela doença. Do mesmo modo, o desencadeamento artificial de uma febre combateria a febre da doença natural e teria as mesmas virtudes curativas.

No seguimento de Iodo este encaminhamento, aparece claramente uma noção essencial no
seu espírito: a ideia de um tratamento através de estímulo do organismo graças a uma substancia
capaz de produzir uma doença artificial a fim de curar a doença natural. Já é o esboço do fundamento da homeopatia: o principio de similitude, que Hahnemann enunciará definitivamente, em 1790, por ocasião da tradução do livro da Matéria Médica de Culten (1710-1790), aluno de Whytt.

Nessas substâncias, salientava que a quina curava no doente as febres intermitentes porque ocasionava – em doses bastante fortes – uma febre semelhante no sujeito são. É o primeiro enunciado do princípio de similitude, que será redefinido no Organon, e constituirá a base teórica da homeopatia.

Aos quarenta e seis anos, em 1796, Hahnemann estabelece os actos fundadores da homeopatia no Ensaio sobra um novo principio para descobrir as virtudes curativas das substância medicinais, seguido por algumas exposições sumárias sobre os princípios admitidos aia aos nossos dias. Em 1810, aos cinquenta e cinco anos, é publicada a sua obra de referência, o Organon da medicina racional, que se intitulará nas edições ulteriores, o Organon da arte de curar.

Baseando-se nas crenças populares e depois de mais de vinte anos de estudo, em 1790, Jennor, aluno de Hunter, descobre o princípio da vacinação que, naquela época, não era mais do que a demonstração experimental da protecção da doença através da inoculação da doença.

Provavelmente, Hahnemann não o ignorava, porque este princípio já estava em voga há muitos anos. Todos os elementos estavam reunidos para a elaboração da terapêutica homeopática:

 

  • A toxicidade e a ineficácia dos medicamentos, a «coerência dos tratamentos, a ausência de linhas directivas lógicas;
  • As suas ideias sobre a higiene e a hidroterapia (Viena foi um dos primeiros centros de
    tratamentos termais) de onde sobressai a eventualidade de tratamentos acessíveis a
    todos e sobretudo aos pobres, ideia à qual, enquanto franco-mação, era especialmente
    sensível;
  • As teorias de Hunter, a noção de terreno e de constituição nervosa de Whytt. o vitalismo
    do qual Hahnemann se reclamará no final da sua vida;
  • A classificação de Boissier de Sauvages a qual retomara por ocasião da elaboração de
    uma outra obra de referência sobre as doenças crónicas:
  • A experimentação de substancias tóxicas por Storck;
  • As ideias do método contra-irritante e da vacinação: tratar o mal pelo mal;
  • As ideias hipocráticas que serão exprimidas mais tarde nas suas obras.

Originally posted 2014-03-21 09:24:27.

Comments

comments