heart-in-hands

O ciclo hormonal da mulher manifesta-se atraves do aparecimento regular da menstruação. É um corrimento fisiológico que ao deveria incomoda a mulher de modo algum. Ora, a dor durante a menstruação, ou dismenorreia, mais ou menos intensa, poder se muito invalidante nas jovens.

Definição

A dismenorreia designa a dor que aparece durante a menstruação. Distinguimos classicamente espécies de dismenorreias:

  • as dismenorreias primárias da adolescente, ditas “funcionais” ou não orgânicas, não são acompanhadas por doenças subjacentes. Surgem um ou dois anos a seguir ao aparecimento da menstruação, quando os ciclos se tornam ovulatórios, ou seja, quando uma gravidez é possível. Atacam as mulheres de dezoito a trinta anos e acabam por vezes a seguir à primeira gravidez.
  • as dismenorreias secundárias aparecem depois de anos de menstruação indolor na mulher que tem mais de trinta anos. São quase sempre de natureza orgânica e devem obrigá-la a consultar um médico. Mas não vamos falar disso aqui.

Atenção

Não confunda as dismenorreias primarias e as dismenorreias secundarias para as quais o seu médico procurará uma causa orgânica. Deve ir a uma consulta se a menstruação não era dolorosa e agora é, sobretudo se tem mais de trinta anos e já teve filhos.

Diagnóstico

Todos os meses, a jovem sofre dores que se assemelham a espasmos que se aparentam a espasmos muito dolorosos. São muito invalidantes e, no geral, obrigam-na a ficar na cama. Estas dores aparecem um pouco antes da menstruação ou começam com ela.

São acompanhadas por sintomas muito diversos, mais ou menos intensos, tais como náuseas, vertigens, mal-disposições, cefaleias, diarreias e uma grande fadiga.

O tratamento clássico baseia-se em doses de medicamentos antálgicos: anti espasmódicos, anti-inflamatórios; ou de hormonas: pílula ou progestativos na segunda parte do ciclo.

No caso de menstruação pouco abundante

Estes medicamentos dizem-lhe respeito se a menstruação for pouco abundante e dolorosa para ficar mais aliviada. Em contrapartida, as dores pioram com um fúria ou com uma contrariedade.

  • Magnesia carbonica 5CH, quando a menstruação de sangue negro corre sobretudo de noite, ou na posição deitada, numa mulher com tendência para a espasmofilia.
  • Viburnum opulus 5CH, quando as dores da menstruação se manifestam atraves de caibas ou de espasmos brutais e violentos, e se propagam até às coxas, às nádegas e às costas. Habitualmente, a menstruação chega em atraso, com coágulos, e é acompanhada por perturbações urinárias tais como vontade frequente de urinar ou uma pequena incontinência urinária. A mulher tem náuseas, um vazio no estômago e indisposições.

Em caso de dores que melhoram em posição dobrada ao meio

  • Colocynthis 5CH.
  • Magnesia carbonica 5CH apresenta as mesmas características que Colocynthis, numa mulher muito agitada devido à intensidade da dor.

Em caso de dores que piores com a posição dobrada ao meio

  • Dioscorea villosa 5CH é o único medicamento homeopático para os espasmos, as cãibras, que melhoram quando a mulher está em hiperextensão, ou seja, quando está direita como um “L” ou inclinada paa trás, e pioram quando se dobra ao meio.

Originally posted 2014-03-31 13:58:20.

Comments

comments