1dandelion3

Diagnostico

  • Os inchaços dão uma impressão de dilatação do estômago e do abdómen. Traduzem muitas vezes um meteorismo — que o médico sabe reconhecer através de um exame – ou seja, um aumento de volume do abdómen provocado por um excesso de gases nos intestinos.
  • Podem passar despercebidos em certos sujeitos e, noutros, provocar dores abdominais importantes, eructações e gases intestinais abundantes e/ou nauseabundos.

Regas dietéticas

  • Diminua os feculentos.
  • Previna e/ou limite a aerofagia.

Tratamentos

Conforme a localização

Inchaço de todo o abdómen

  • Aloe 5 CH 6 um medicamento de meteorismo importante de todo o abdómen dos sujeitos obesos, sedentários, que comem muito com predisposição para as colites e sujeitos a diarreias.
  • China rubra 5CH é indicado quando o abdómen está esticado, muito doloroso, ruidoso, com borborigmos e um sabor amargo na boca. Os inchaços não melhoram com a emissão de gases ou de eructações. Muitas vezes, são acompanhados por uma diarreia pós-prandial quando bebemos leite, ou no Verão depois de uma ingestão excessiva de frutos.
  • Kalium carbonicum 5CH, no inchaço de todo o abdómen que aparece durante ou logo a seguir a uma pequena refeição. É acompanhado por aerofagia com eructações azedas e regurgitações todas na boca.

Posologia (para todos estes medicamentos): 2 grânulos antes do almoço e do jantar.

Inchaço localizado por cima do umbigo

  • Carbo vegetabilis 5 CH, se o meteorismo for desencadeado ou agravado com a absorção de alimentos gordurosos ou de álcool, e aparecer logo a seguir ás refeições. As perturbações agravam-se se o sujeito se deitar, e melhoram com as eructações e com os gases
  • Nux vomica 5 CH e indicado para o inchaço epigástrico que aparece uma ou duas horas depois das refeições nos sujeitos que ficam sonolentos com a digestão. A sua língua, característica, fica coberta por um revestimento esbranquiçado na parte posterior. Para se sentirem melhor, desapertam o cinto das calças ou da saia e fazem, se puderem uma boa caminhada.

Posologia (para todos estes medicamentos) 2 grânulos antes do almoço e do jantar.

Inchaço localizado por baixo do umbigo

  • Lycopodium clavatum CH convém aos sujeitos cujo inchado é desencadeado ou agravado com a mais pequena refeição ou mudança de hábitos alimentares. E acompanhado por regurgitações ácidas e por cefaleias. Agrava-se logo a seguir ás refeições, depois das 16 às 20 horas. Não acalma com os gases e as eructações, mas melhora quando desapertamos o cinto das calças ou do vestido Estas pessoas digerem muito mal as ostras, os doces, as cebolas.

Posologia (para todos estes medicamentos): 2 grânulos antes do almoço e do jantar.

Inchaços não especificas

Ou seja, sem localização precisa, ou, mais exatamente, quando a localização pode variar

  • Bryonia alba 7CH. quando o inchaço, mais do lado de cima do abdómen, é acompanhado por uma sensação de peso no estômago
  • Thuya occidentalis 9CH, no inchaço com o qual pessoa tem a impressão bizarra de que algo mexe nos seus intestinos. No geral, o abdómen está completamente esticado e faz muitos ruídos.

Posologia para Bryonia alba, 2 grânulos antes do almoço e do jantar; para Thuya occidentalis 2 grânulos ao levantar.

Originally posted 2014-03-28 10:37:46.

Comments

comments