86540836

Fobias de situações
Angústia da separação

Aparece sempre no mesmo contexto, ou seja, por ocasião de uma separação com a mãe.

Isto pode ir desde a separação clássica quando a criança é deixada na escola, até a separação mais opressiva da criança que chora logo que a mãe deixa a sala onde está, ou então logo que um estranho se aproxima.

Começa por volta dos orlo meses e continua mais ou menos até aos dois anos. O comportamento da família — sobre proteção e/ou castigo e/ou desinteresse e/ou ansiedade dos pais — pode manter esta fobia.

A resposta do pai e da mãe às reações da criança é individual e deve ser discutida com o médico.
Os medicamentos de terrenos mais frequentes são Calcarea carbonica, Pulsatilla, Silicea.

Fobias escolares

As fobias escolares, o medo de ir à escola ou de entrar na aula, podem aparecer por diversas razões que devemos procurar angústia de separação, medo do professor ou de fazer mal, dificuldades da criança para se exprimir, medo ou escárnio de outra (s) criança (s). Podem aparecer muitas vezes na pré-primária, mas também podem produzir se na criança entre sete e treze anos.

Estas fobias também se manifestam por vezes através de dores de barriga ou de cabeça, de náuseas. Se persistirem, uma ajuda psicoterápica deve ser necessariamente encarada. Encontramos, nas fases agudas, os medicamentos clássicos de temor:

  • Ignatia amara 9CH, se a angústia de uma criança nervosa, muito emotiva, se revelar através de dificuldades para engolir o seu pequeno-almoço (nó na garganta), de dores abdominais ou de náuseas que melhoram quando come, de risos e de lágrimas.
  • Argentum nitricum 9CH, quando a criança não pára de perguntar se irá á escola no dia seguinte quando justamente se trata do primeiro dia de férias escolares. Antes de ir para a escola, pede para ir à casa de banho, porque pode ter uma diarreia emotiva.
  • Gelsemium sempervirens 9CH convém à criança que chora, treme. Os pais são obrigados a arrastá-la, porque é a criança que, à entrada da escola, fica bloqueada sem se mexer, paralisada com o medo.

Posologia (para todos estes medicamentos): 2 grânulos ao levantar e ao deitar.

Os medicamentos de terrenos mais frequentes são: Calcarea carbónica, Causticum, Lycopodium clavatum, Natrum muriaticum, Phosphorus, Pulsatilla, Sépia.

Originally posted 2014-04-03 15:57:11.

Comments

comments