banner2

A pele — envelope do corpo — é o órgão que nos põe em relação com o exterior.

Às suas funções de proteção e de recuperação física dos tecidos subjacentes acrescentam-se as de defesa do organismo contra as agressões externas. Também desempenha o papel de um termostato que gere a temperatura do corpo em relação ao nosso ambiente, do mesmo modo, permite, por intermédio, entre outros, do suor a eliminação dos detritos.

Para além disso, serve para armazenar gorduras, açucares e sais.
Devido a estas missões, a pele é o objeto de numerosas afeções nas quais, através do olhar do outro, o psiquismo pode ter um papel importante.

É o caso na evolução de doenças tais como a acne, o eczema ou a psoríase, para só falar das mais evidentes.
A pele também pode ser vitima de agressões microbianas, bacterianas (nos abcessos por exemplo), virais (corno no herpes ou na zona), micósicas (para os fungos) ou parasitárias (no caso de sarna ou piolhos).

As agressões podem ser provocadas por agentes físicos tais como o frio que provoca enregelamento e freiras, os afrontamentos ou queimaduras do sol mais ou menos graves, ou por objetos contundentes, na origem de tendas e de cicatrizações difíceis.

As queimaduras, as picadas de insetos os golpes de sol serão tratados na parte dedicada aos pequenos males da vida quotidiana.
A pele também pode ser a manifestação mas visível de doenças ditas sistémicas nas quais a imunidade está implicada.

Por vezes, formam-se na pele cancros chamados “melanomas” cuja frequência duplicou nestes últimos dez anos e dos quais é necessário desconfiar.

O melanoma é uma lesão escura, plana ou em relevo, de cor preta e/ou castanha, e com um contorno irregular e deformado. Não deve hesitar em consultar o médico se esta “borbulha” lhe parecer suspeita ou aumentar, se um sinal mudar, ou seja, aumentar de tamanho ou causar comichão, ou então se a sua cor e/ou o seu relevo se modificarem, se, finalmente, aparecer uma nova lesão de cor castanha ou preta.

Em todos os problemas de pele que persistem, deve sempre consultar o seu medico.

Originally posted 2014-03-26 12:53:10.

Comments

comments