faculdade-de-pediatria-9

O coqueluche é uma doença infantil muito contagiosa, com declaração obrigatória.

É uma doença muito grave porque afeta as crianças mais pequenas ao ponto de ser por vezes mortal no primeiro ano de vida. Nestas condições, a vacinação é aconselhada antes desta idade. Esta ultima não deve ser renovada se aparecer uma encefalopatia nos sete primeiros dias.

Convulsões com febre ou sem febre nos três dias, gritos persistentes e choros prolongados, uma febre superior a 40,5° C, um choque anafiláctico ou uma indisposição grave.

Diagnóstico

A incubação é de oito a quinze dias. O diagnóstico baseia-se na noção de contágio, muitas vezes é evidente, e na ausência de coqueluche anterior.

O coqueluche começa por uma constipação acompanhada por uma tosse com náuseas mais noturna do que diurna.
O fim da doença – que dura em média sete semanas – anuncia-se através de uma diminuição da sequencia e da intensidade dos ataques.

Principais complicações

As complicações são principalmente respiratórias (apneia, broncopneumonia) e neurológica (convulsões, encefalopatias).

Atualmente, parece haver uma recrudescência da coqueluche no adulto, porque as crianças de há vinte ou trinta anos atrás tornaram-se adultos que perderam a sua imunidade vacinal. Uma tosse que persiste mais de catorze dias deve levá-lo a consultar o médico.

Tratamento

Tratamento preventivo

Sobre a nítida noção de contagio na criança não vacinada, ou quando há tosse coqueluchóide a seguir à vacinação, aconselharemos um bioterápico preparado a partir de um usado expetorações de sujeitos com coqueluche retirado em doentes não tratados:

  • Pertussinum 7CH: uma dose.

Ao princípio

Quando as tosses noturnas são acompanhadas por náuseas, dará:

  • Ipeca 5CH. que será reconhecido pelo carácter brutal, sufocante de uma tosse acompanhada por palidez ou cianose da face, náuseas e vómitos de muco que a aliviam o doente. A expetoração muito difícil é por vezes estriada de sangue.

Posologia: 2 grânulos a seguir a cada ataque de tosse ao princípio, depois 3 vezes por dia.

Originally posted 2014-04-01 15:27:53.

Comments

comments