mesoterapia_1

As contusões musculares aparecem com muita frequência a seguir a uma queda ou a um choque. Atacam principalmente os músculos dos braços e das pernas, e na maioria das vezes não são graves.

Diagnóstico

Existem diferentes graus de contusões musculares, que vão desde o esmagamento de algumas fibras musculares até ao verdadeiro rasgão do músculo com trituração das fibras.

Em função da intensidade do traumatismo, aparece um hematoma, ou seja, uma acumulação de sangue nos tecidos, ou uma equimose, ou por outras palavras uma nódoa negra. As contusões aparecem a seguir a um choque direto no corpo do músculo.

Tratamento

Sistematicamente

  • Arnica montana 5CH.

Posologia: uma dose ou 8 grânulos logo a seguir ao traumatismo, seja qual for a sua natureza.

Depois 2 grânulos todas as horas, ou menos vezes, em função da importância do traumatismo e da intensidade da dor. Depois, espace os medicamentos à medida que a dor se atenua.

Se a contusão for mais importante e provocar dificuldades para mexer o membro atingido, por exemplo a seguir a um choque no músculo, deve parar imediatamente a atividade que está a fazer. Aplique gelo no músculo e aperte-o com uma faixa a fim de limitar o hematoma e o edema que vão aparecer.

Se os sintomas persistirem para além de alguns dias, consulte o seu médico. Não faça massagens logo a seguir ao traumatismo. Quando o traumatismo é importante e é acompanhado por dores no corpo inteiro (como impressão de ter sido batido); fica com medo de ter atingido as dores. Nesse caso, tome Arnica montana 15CH da mesma.

Em função da evolução
Acrescente;

  • Hamamelis 5CH, se o hematoma for fora de proporção com a importância do traumatismo.
  • Ledum palustre 5CH, se a equimose persistir, se se tomar esverdeada e quando a região atingida ficar pálida e paralisada.
  • Bellis perennis 5CH, se a equimose desaparecer, mas a sensação de pisadura e de dor subsistir no sítio do traumatismo.
  • Sulfuricum acidum 5 CH, se a equimose não for reabsorvida e parecer ao contrário endurecer para formar um coágulo.

Posologia (para todos estes medicamentos): 2 grânulos 5 vezes por dia durante dois dias, depois 3 vezes por dia durante 6 dias.

Conforme a localização

Acrescente aos medicamentos precedentes no caso de:

  • Golpe ou de choque no seio: uma dose de Conium maculatum 15CH ou de Bellis perennis 15CH;
  • Queda sobre o cóccix: Hypericum perforatum 15CH se as dores subirem ao longo da coluna vertebral, ou Symphytum 15CH se as dores ficarem localizadas no cóccix;
  • Olho negro: Ledum palustre 5CH e Symphytum 5CH;
  • Golpe nas costelas: Hypericum perforatum 5CH e faça acupunctura;
  • Golpe direto no osso (tíbia por exemplo): Symphytum 5CH.

Posologia (para todos estes medicamentos): 2 grânulos 5 vezes por dia durante dois dias, depois 3 vezes por dia até a dor acalmar.

Localmente

  • Se não houver ferida, aplique localmente tintura-mãe de Arnica montana.
  • No caso de ferida associada, aplique tintura-mãe de Calendula, e sobretudo nunca ponha tintura-mãe de Arnica montana que corre o risco de provocar uma inflamação, comichão, até mesmo vesículas (bolhas) e uma necrose dos tecidos feridos.

Originally posted 2014-04-07 11:30:00.

Comments

comments