Cicuta (Conium maculatum) (2)

Origem

A grande cicuta, da família das apiáceas, é uma planta tóxica dos terrenos áridos principalmente perigosa que não devemos confundir com a salsa, porque 6 g de folhas frescas constituiriam uma dose mortal.

Os médicos hipocráticos utilizavam-na em tópico nas úlceras e nas hemorroides, e em uso interno pelas suas propriedades calmantes, antitússicas (contra a tosse) e supostamente afrodisíacas.

Composição

O princípio venenoso é composto por cinco alcaloides (sobretudo a conina) combinados com os ácidos málico e cafeico. Nas doses medicinais, atua notavelmente contra os espasmos (digestivos ou respiratórios), as nevralgias (ciáticas, trigémeo), a asma, as bronquites crónicas e a coqueluche.

A tintura-mãe é preparada a partir da polpa do fruto seco, apanhado antes da sua completa maturidade.

Indicações

Vertigem

  • Verdadeira com a impressão de rotação dos objetos.
  • Piora deitado ou virando a cabeça ou os olhos.
  • Vertigem de Ménière.

Síndroma pré-menstrual

Nas mulheres cujos seios dolorosos contem nódulos densos (mastose) antes da menstruação Esta última aparece normalmente em atraso e é pouco abundante.

Traumatismo dos seios

Em prevenção de sequelas possíveis.

Perturbações sexuais

Manifestam-se sob a forma de uma ejaculação precoce, até mesmo de uma impotência apesar de manter o desejo, a seguir a uma abstinência sexual prolongada.

Aparecem nos sujeitos depressivos, lentos, indiferentes ao trabalho e muito irritáveis. Tremem facilmente e o seu estado piora com a mais pequena ingestão de álcool.

Adenoma da próstata

Naqueles que urinam em várias vezes. A utilizar só quando o seu médico fizer o diagnóstico.

Conium maculatum convém se

Os fatores desencadeantes e as modalidades forem:

  • Uma agravação com a abstinência sexual prolongada, deitado, com o álcool.

Posologia

  • Vertigens Conium maculatum 9CH, 2 vezes por dia conforme a necessidade.
  • Traumatismo do seio: Conium maculatum 15CH, uma dose logo a seguir ao choque e uma semana mais tarde se o hematoma ou a dor persistirem; ou 2 grânulos 5 vezes por dia durante 2 dias, depois 3 vezes por dia durante 8 dias se as dores persistirem.

Originally posted 2014-04-09 13:57:11.

Comments

comments