O Procedimento de Hanhemann

09 Ago 2017
0 Comment
O Procedimento de Hanhemann

Estudos e reflexões A seguir aos estudos de medicina efectuados em Leipzig. Hahnemann apresenta a sua tese de medicina em 1779 e instala-se em Hettstedt como medico, paralelamente às suas actividades de tradutor.   Poliglota, conhece o grego, o latim, o hebreu, o inglês, o francês, o húngaro, o romano, o russo: traduz numerosas obras médicas, científicas e literárias. Em 1777, com vinte a um anos, Hahnemann traduz uma obra de Nugent, Ensaio sobre hidrofobia descrevendo um método terapêutico contra-irritante que consiste em provocar espasmos violentos mas benignos com substâncias, a fim de curar os espasmos do doente.   Na sua tese de medicina intitulada Exame das causas e do.

As ideias medicas no século de Hahnemann

30 Jul 2017
0 Comment
As ideias medicas no século de Hahnemann

Um século “charneira” Até ao final do século XIX, a história da medicina, das ciências e da filosofia é comum. Hahnemann nasceu a meio do século das Luzes. É uma época “charneira” que marca a passagem da medicina de observação e do vitalismo – defendido por Stahl, Bordeu, Barthez, Dupuytren, Bichai – para o determinismo, fundamento da acção da medicina experimental, da qual Magendie foi o precursor, sendo depois o seu aluno Claude Bernard, o fundador.   No século XVIII, as ciências, cada vez mais baseadas na experimentação, escapam progressivamente à metafísica e fazem pouco a pouco com que a Igreja perca o seu poder. No entanto, o domínio desta.

Mas de facto, o que é a homeopatia?

07 Jul 2017
0 Comment
Mas de facto, o que é a homeopatia?

A homeopatia é uma palavra inventada por Hahnemann a partir do grego omoios semelhante e pathos sofrimento, doença. Tal como já vimos, o Petit Robert define a homeopatia como um “método terapêutico que consiste em tratar os doentes através de remédios (em doses infinitesimais obtidas por diluição) capazes, em doses mais elevadas, de produzir no homem são sintomas semelhantes aos da doença a combater”. Portanto, é uma terapêutica que consiste em tratar a doença através de substâncias medicinais que têm a propriedade de possuírem sintomas semelhantes a essa doença. Os medicamentos são administrados numa dose infinitamente pequena, tendo em conta o indivíduo e as suas reacções à doença. Originally posted.

Quais são os grandes princípios da homeopatia?

28 Jun 2017
0 Comment
Quais são os grandes princípios da homeopatia?

A homeopatia repousa sobre três elementos fundamentais: o princípio da similitude, a infinitesimalidade e a noção de globalidade. Quer dizer que a homeopatia pode ser definida como a aplicação de uma relação de similitude: um medicamento provoca num sujeito são sintomas idênticos àqueles que curaria num sujeito doente. Só é possível pôr em prática esta relação quando o medicamento é utilizado em doses infinitesimais, e quando tomamos em consideração a noção de globalidade, ou seja, quando consideramos o conjunto dos sintomas apresentados pelo doente para receitar o medicamento. A homeopatia só actua quando estas três regras são respeitadas. Portanto, é necessário: Encontrar o principio de similitude, ou seja, a relação.

Nascimento da Homeopatia

14 Jun 2017
0 Comment
Nascimento da Homeopatia

Em 1789. Hahnemann, no Tratado das doenças venéreas, retoma as teorias do brilhante escocês, Hunter, sobre a irritabilidade nervosa. Estas últimas explicam que uma substancia terapêutica actua – graças à sua força de estimulo próprio – opondo-se á irritação geral provocada pela doença. Do mesmo modo, o desencadeamento artificial de uma febre combateria a febre da doença natural e teria as mesmas virtudes curativas. No seguimento de Iodo este encaminhamento, aparece claramente uma noção essencial no seu espírito: a ideia de um tratamento através de estímulo do organismo graças a uma substancia capaz de produzir uma doença artificial a fim de curar a doença natural. Já é o esboço do.