cochenille

Origem

A cochonilha é uma inseto da rodem dos homópteros (cigarras, psilas, pulgões) da família dos cicadídeos, originaria do México. Tem uma vida sedentária, vive sempre em vegetais e deixa de se alimentar muito jovem para se reproduzir consideravelmente.

Para além disso, através de um aparelho bucal muito bem adaptado, estes parasitas chupam a seiva dos vegetais e esgotam-nos, tornando-se assim um terrível inimigo das culturas.
De facto, a sua presença tornou necessária a introdução em França da joaninha australiana – o seu predador mais temível- a fim de limitar a sua extensão.

Composição

A tintura-mãe, preparada a partir do inseto fêmea, contém principalmente o ácido carmínico (um colorante vermelho vivo) e ácidos gordos.

Indicações

Rinofaringites

Aparecem sobretudo no tempo frio. O corrimento na garganta de mucosidades espessas, amareladas, difíceis de expulsar é característico destas rinofaringites.

Os ataques de tosse seca, espasmódica, sufocante são acompanhados por vermelhidão no rosto. Melhoram bebendo frio, e pioram bebendo quente, com o calor da cama, e ao acordar.

Tosses reflexas

Aparecem:

  • quando escovamos os dentes;
  • quando passamos um baixa-línguas;
  • quando usamos um aparelho dentário ou quando fazemos tratamentos dentários.

Coqueluche

  • No caso de coqueluche, com a sua tosse característica supracitada.
  • Nas tosses de coqueluche que aparecem a seguir às vacinas contra a coqueluche.

Menstruação dolorosa

Nas mulheres que têm a menstruação em avanço, longa, abundante de sangue negro, espesso, com coágulos grossos. As dores tipo espasmos assemelham-se às do parto.

Cólica nefrética

Na ausência de melhoras rápidas, 6 necessário recorrer a um tratamento clássico.

Coccus cacti convém se

As modalidades forem:

  • Uma agravação com o calor, quando escovamos os dentes.
  • Melhoras quando bebemos frio.

Originally posted 2014-04-09 13:24:19.

Comments

comments