718085_25072577

Algumas pessoas têm em permanência uma acrocianose, ou seja, uma cianose (coloração azul-arroxeada da pele) provocada por uma perturbação circulatória constante, simétrica indolor das mãos, dos pés, dos dedos das mãos e dos pés, acompanhada por suores nas extremidades.

A cor dos dedos varia do vermelho ao negro, passando pelo azul-arroxeado, conforme a intensidade da cianose. A acrocianose associam-se por vezes frieiras.

O fenómeno de Raynaud aparece durante o tempo frio ou por ocasião de estados emocionais intensos. Manifesta-se através de uma descoloração dos dedos que se tornam branco-lívidos entorpecidos, como mortos, depois cianosam-se, ficam com formigueiro e piadas. Este fenómeno pode sobreacrescentar-se a uma acrocianose.

Acrocianose e fenómeno de Raynaud aparecem sobretudo na mulher, começam na puberdade e pioram sempre com o frio.

Principais complicações

A maioria dos sintomas não tem uma causa reconhecida, expecto o fenómeno de Raynaud que tem várias origens e impõe uma consulta ao médico tanto mais que só é conhecido há pouco tempo, ou aparece num homem, ou não é simétrico, ou seja, só ataca um único lado.

Para alem disso, há certos medicamentos que podem provocá-lo.

Prevenção

Proteja as extremidades do seus membros contra o frio sobrepondo as camadas se possível: dois pares de luvas ou de meias de lã.

Tratamento

Quando as mãos e os pés estão frios e a cor da pele é normal

Encontramos sobretudo medicamentos de terreno:

  • Pulsatilla 9CH, nas mulheres que respondem bem que têm sempre frio nas mãos e nos pés
  • Silicea 9CH, nas mulheres magras, friorentas, muito sensíveis ao frio. Nunca chegam a aquecer as mãos e os pés (nem mesmo quando os encostam aos do companheiro durante a noite).

Posologia: 2 grânulos ao levantar.

Acrocianose

  • Agaricus 7CH: medicamento da acrocianose quando os dedos ficam vermelhos e arroxeados ou quando também ataca os dedos dos pés, o nariz ou a orelhas. Também é um medicamento de frieiras
  • Arnica montaria 7 CH: pela sua atividade sobre os vasos e os músculos e sobre todas as formas de traumatismos (até mesmo os traumatismos provocados pelo frio) comporta-se eficazmente nesta indicação.
  • Hamamelis 7 CH atua sobre as veias das extremidades.

Posologia 2 grânulos ao levantar e ao deitar.

Fenómeno de Raynaud

Só pode tomar este medicamento se o diagnóstico tiver sido feito pelo seu médico. Em todos os outros casos, deve consulta-lo.

Acrescente aos medicamentos precedentes:

  • Arsenicum álbum 15 CH, se as dores ardentes dos dedos melhorarem com o calor.
  • Secale cornutum 15CH, quando, ao contrario, as dores ardentes das extremidades melhorarem com o frio, e isto apesar da frieza objetiva destas ultimas.

Posologia: 2 grânulos ao levantar e ao deitar
Nestas indicações, o tratamento de terreno é indispensável.

Originally posted 2014-03-27 11:24:41.

Comments

comments