Woman with Basket of Food

A nutriterapia atua fornecendo micronutrimentos (vitaminas, minerais, ácidos gordos, ácidos aminados essenciais) ao organismo, reequilibrando a alimentação, com o objetivo de prevenir uma doença, até mesmo de completar e perfazer o tratamento de alguns estados patológicos.

Baseia-se na nutrição e na complementação através de diversos micronutrimentos, necessita de conhecimentos nestas duas áreas. É uma técnica de tratamento difícil de dominar, mas cujo real interesse preventivo e curativo deveria ser mais conhecido pelos médicos.

Os micronutrimentos utilizados englobam não só as vitaminas e os oligoelementos — já rapidamente apresentados — como também os ácidos gordos polinsaturados, os ácidos aminados assim como outras substâncias presentes na alimentação ou no organismo.

A nutriterapia utiliza doses na maioria das vezes fracas, mas outras vezes maciças em certas doenças (quando queremos obter um efeito antálgico). Em mãos competentes é benéfica e sem efeitos secundários. Em princípio, é praticada por médicos que seguiram um curso específico.

Uma boa higiene alimentar assim como uma complementação adaptada deveriam fazer parte integrante de todos os tratamentos, porque aumentam as suas probabilidades de êxito.

Originally posted 2014-03-21 13:23:19.

Comments

comments