leaf

A naturopatia não é uma disciplina médica, nem paramédica. Alguns naturopatas prodigalizam conselhos alimentares inadaptados, por vezes na origem de carências vitamínicas ou outras.

Em França, não é necessário nenhum diploma nem estudos oficiais reconhecidos para praticar esta disciplina. Os naturopatas não têm nem a formação nem a competência para fazerem um diagnóstico médico. Portanto, aqueles que não têm consciência disso, são perigosos e podem retardar a utilização de um tratamento médico eficaz no caso de doenças graves ou de indicações cirúrgicas.

Alguns naturopatas mantém a confusão receitando misturas das diversas terapêuticas já citadas, principalmente tudo o que pode ser vendido sem receita médica ou encontrado como complemento alimentar na secção de dietética Estas “receitas” contêm no geral:

  • Tratamentos homeopáticos pouco coerentes e vão até ao ponto de proporem dezenas de medicamentos sob a forma de preparação;
  • Preparações fitoterapêuticas;
  • Oligoelementos e vitaminas assim como toda a espécie de micronutrimentos

 

O meu conselho:

Se procura conselhos alimentares precisos, dirija-se a um médico nutricionista ou a um especialista em dietética. Se sofre de uma doença grave, faça confiança ao seu médico e informe-o das iniciativas que deseja tomar.

Originally posted 2014-03-21 15:30:17.

Comments

comments